Quando se trata de carga tributária, o Brasil é o segundo país do mundo com maior carga de impostos, atrás apenas de Malta. Para se ter ideia, no ano de 2021, o país atingiu o recorde de 33,9% do seu PIB vindo de impostos. Portanto, o controle e o conhecimento a respeito dos tributos que recaem sobre as empresas são fundamentais para ter uma boa gestão empresarial. 

Além disso, problemas financeiros são a causa do fechamento de muitas empresas. Por essa razão, negligenciar tal aspecto, tão importante para uma boa gestão, pode fazer com que a saúde financeira empresarial se desestabilize, gerando uma bola de neve, que pode resultar até mesmo na falência do negócio. 

Empresários e empresas dos mais diversos setores têm dificuldade nesse processo, e isso não seria diferente com as clínicas. Logo, é determinante para o seu sucesso empresarial saber como fazer o planejamento tributário para clínicas. 

Afinal, você sabe como funciona um planejamento tributário, e como ele auxilia o seu empreendimento? Para que você saiba mais sobre o funcionamento dessa estratégia contábil, preparamos este artigo para você! Por essa razão, leia-o atentamente. 

Tenha uma boa leitura!

Planejamento tributário para clínicas: o que é, e qual sua importância?

O planejamento tributário para clínicas é um dos instrumentos contábeis mais importantes que um empresário pode ter. Ele visa o controle, a análise e o planejamento de atividades que dizem respeito à gestão tributária da empresa. 

Ou seja: o planejamento tributário oferece ao gestor mais conhecimento e autonomia em relação à incidência de tributos na empresa, enquanto busca diminuí-los por meio de mecanismos legais. 

Assim, a empresa se mantém em dia com suas obrigações fiscais, enquanto obtém uma economia tributária, que terá grande importância para seu negócio. 

O planejamento tributário para clínicas também é conhecido como elisão fiscal. Por essa razão, muitas vezes ele é conhecido como evasão fiscal, o qual é chamado o processo de sonegação de impostos

Sonegar imposto é um crime grave, previsto na lei n °4.729/65, que tem sanções que vão desde multa e taxas pelo não pagamento do imposto, até a detenção de seis a 5 anos.

Hoje no país, a maioria das empresas não dura 10 anos, sendo que uma em cada 5 fecham após 1 ano de atividades. Uma das principais razões para isso, com toda certeza, são os problemas financeiros e de gestão. 

Para que empresários tenham uma boa gestão, tanto no que diz respeito às finanças, quanto aos tributos, a elisão fiscal é fundamental. Além disso, todo esse processo faz com que o empresário dono de uma clínica tenha mais tempo para lidar com questões ligadas ao core-business do negócio.

Entretanto, o planejamento tributário para clínicas traz diversos outros benefícios importantes. 

Alguns desses benefícios são: 

  • Economia no pagamento de tributos;
  • Competitividade;
  • Segurança no cumprimento de obrigações fiscais;
  • Conformidade tributária;
  • Possibilidade de recuperação de créditos tributários.

Leia também:  Contabilidade para dentistas e clínicas odontológicas no Rio de Janeiro: como o Doutor Contábil pode ajudar o seu negócio.

Dicas para um bom planejamento tributário para clínicas

Um bom planejamento tributário para clínicas pode trazer excelentes resultados para a empresa. Entretanto, para uma boa execução, é preciso seguir alguns passos. 

Veja abaixo alguns desses passos:

Escolha do regime de tributação

Quando se fala da tributação de uma empresa, um dos aspectos de maior impacto é o seu regime tributário. 

O regime tributário é importante, por estabelecer uma série de aspectos empresariais, como a forma que o Governo irá recolher seus tributos, suas alíquotas, e também seus prazos de pagamento. 

Sendo assim, escolher a forma de pagamento incorreta pode fazer com que sua clínica pague impostos que não correspondem com sua realidade financeira. 

Portanto, um dos principais pontos de uma estratégia de planejamento tributário é escolher o mais condizente com sua realidade financeira entre os três principais regimes vigentes:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido.

Elaboração de um calendário de tributos

Para que você esteja em conformidade fiscal, é preciso pagar os impostos em dia. Por essa razão, a elaboração de um calendário de tributos é muito importante para cumprir com todas as suas obrigações.

Essa é uma das estratégias do planejamento tributário para clínicas que visa manter seu negócio em dia com os impostos, além de trazer economia, uma vez que fará com que não haja multas por atraso, por exemplo.

Recuperação de Créditos Tributários

Como foi dito ao longo deste texto, o Brasil tem uma carga tributária muito alta, e que por essa razão, empresários e gestores acabam pagando uma pesada carga de impostos. 

Entretanto, nem sempre esses impostos são apurados com precisão, fazendo com que tributos pagos acima do devido passem despercebidos. 

Para mitigar isso, existe a possibilidade da recuperação de créditos tributários. Esse é um processo onde um contador faz a apuração do pagamento de impostos dos últimos 60 meses em sua empresa, buscando recolhimentos feitos incorretamente. 

Quando isso ocorre, é possível conseguir a restituição de alguns desses tributos, resultando em mais economia para sua gestão. 

Conte com o suporte do Doutor Contábil!

Agora que você já sabe como funciona e qual a importância do planejamento tributário para clínicas, com o suporte especializado do Doutor Contábil!

O Doutor Contábil é uma empresa que tem como foco o atendimento ao cliente de forma personalizada. Com especialidade no atendimento de clínicas médicas, estamos desde 2010 trabalhando no oferecimento de serviços contábeis, que irão ser o apoio do empresário para momentos de tomada de decisão. 

Entre em contato e saiba mais!

Achou o conteúdo interessante e quer saber mais sobre contabilidade, gestão e muito mais? Acesse o blog e nossas redes sociais. 

Leia mais: Gestão financeira para clínicas odontológicas: como não errar nas finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *