Hoje no Brasil, existem cerca de 502.475 mil profissionais médicos, segundo estudos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Universidade de São Paulo (USP). Isso dá, em média, cerca de 2,4 profissionais para cada mil habitantes. 

Sendo assim, esse é um mercado que está aquecido, e que, portanto, apresenta boas possibilidades para quem deseja investir no campo. 

Um médico é um profissional liberal, e por isso, pode atuar de diversas formas: como contratado CLT ou profissional autônomo. Entretanto, devido a uma série de vantagens no âmbito tributário, principalmente, muitos profissionais escolhem atuar com um CNPJ, seja como prestador de serviços, seja para abrir sua empresa. 

Porém, nem todos os profissionais sabem das vantagens de ser médico pessoa jurídica. Pensando nisso, nossos profissionais prepararam este artigo sobre as principais vantagens de ser pessoa jurídica. 

Tenha uma boa leitura!

Quando ser um médico pessoa jurídica?

Um dos principais dilemas de médicos recém-formados, é ser um médico que atua como pessoa jurídica, ou pessoa física. Essa é uma escolha muito importante, sendo preciso conhecer mais as particularidades de cada tipo de atuação para você decidir qual se encaixa na sua realidade. 

Médico pessoa física pode atuar de duas formas: contratado em regime CLT, e nesse caso tem todos seus tributos recolhidos a partir de descontos da folha salarial; e como autônomo, sendo obrigado a cumprir suas funções tributárias por conta própria. 

A escolha por ser autônomo muitas vezes vem atrelada ao desejo de trabalhar pro conta própria. Nesse momento, atuar como pessoa jurídica, é mais vantajoso do que atuar como pessoa física. 

O médico pessoa jurídica tem mais controle a respeito de sua carreira e também sobre suas finanças, aproveitando melhor as diversas oportunidades que o mercado oferece. Portanto, o momento ideal de atuar dessa forma é quando você deseja trabalhar por conta própria, e deseja ter uma boa economia tributária. 

Se tornar um médico pessoa jurídica nada mais é do que fazer os processos necessários para abrir uma empresa para atender clientes e emitir notas fiscais. 

Mas afinal, quais as principais vantagens de ser médico pessoa jurídica

Confira a seguir!

Quais as principais vantagens de ser médico pessoa jurídica?

Quando se fala das vantagens de ser médicos pessoa jurídica, naturalmente se pensa apenas nos benefícios econômicos. Entretanto, as vantagens de ser médico pessoa jurídica vão além. 

Confira a seguir!

Mais segurança

Diversos hospitais, clínicas, consultórios, etc., buscam fazer negócios apenas com empresas. Isso porque essa forma de contratação traz mais segurança e diminui a possibilidade de passivos trabalhistas, dentre outros. 

Sendo assim, uma das vantagens de ser médico pessoa jurídica é conseguir trabalhos que um médico que atua como pessoa física não conseguirá. 

Diminuição da carga tributária

Uma das maiores preocupações de empresários e gestores é a sua tributação, e no que diz respeito a médicos pessoas jurídicas isso não seria diferente. Ao se tornar uma empresa, é possível escolher o seu regime de tributação. 

Escolhendo o regime Simples Nacional, por exemplo, o empresário tem acesso a uma tributação simplificada, e consegue pagar todos os seus tributos a partir de uma guia única de pagamento, com alíquotas mais vantajosas, resultando em uma margem de lucro maior. 

Mais autonomia

Uma das principais vantagens de ser médico pessoa jurídica é ter mais autonomia e flexibilidade no trabalho. Isso porque ao atuar por conta própria, o profissional consegue escolher quando atender, por quanto tempo deseja trabalhar, etc. 

Essa flexibilidade é grande vantagem, por permitir que o médico consiga equilibrar melhor sua vida pessoal e profissional, trazendo mais qualidade de vida.

Como se tornar um médico pessoa jurídica?

Agora que você já sabe das vantagens de ser médico pessoa jurídica, veja a seguir os passos necessários para se formalizar dessa forma:

  1. Com o auxílio de uma contabilidade, você deverá elaborar o seu contrato social, escolher sua natureza jurídica, e emitir o seu CNPJ;
  2. Registrar a empresa no CRM e fazer o pagamento da taxa para o funcionamento da empresa;
  3. Realizar uma inscrição do negócio junto à prefeitura e fazer o pagamento da taxa anual de funcionamento do seu negócio;
  4. Solicitar licenças e alvarás diversos do município;
  5. Escolher o enquadramento tributário da empresa a partir do site da Receita Federal.

Para a execução de todos esses passos para se tornar médico pessoa jurídica, o suporte de uma contabilidade será fundamental. 

Conte com o suporte do Doutor Contábil para abrir sua empresa médica!

A partir desse texto, você pôde observar as diversas vantagens de ser médico pessoa jurídica, portanto, conte com o suporte especializado do Doutor Contábil!

Somos uma empresa voltada para o atendimento ao cliente personalizadamente. Com 10 anos de experiência no mercado, temos a expertise necessária para te auxiliar no processo de se tornar pessoa jurídica e com a gestão da sua empresa.

Entre em contato e saiba mais!

Achou o conteúdo interessante e quer saber mais? Acesso o nosso blog e nossas redes sociais!

Leia mais: Contabilidade para médicos e profissionais da saúde em São Paulo: saiba mais sobre abertura de CNPJ para médicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *